Como surgiu a maquiagem - Entendam um pouco da sua história.

Por - quinta-feira, fevereiro 23, 2017


Vocês já tiveram a curiosidade de saber como surgiram as primeiras maquiagem? Eu também e depois de muito pesquisar resolvi compartilhar com vocês, então peguem a pipoca porque a história é longa heim RS..


As maquiagens, assim como os cosméticos, são muito antigos, até então o que me parece foi inventada desde a Pré-história para a prática de rituais xamânicos, cultos funerários ou cultos à fertilidade.

Dizem os cientistas que a três mil anos antes de Cristo, os egípcios já conheciam a maquiagem: batom, maquiagem branqueadora e de luminosidade, maquiagem para reforçar os olhos e sobrancelhas (a base de chumbo, malaquita, antimônio, Kohl), blush para corar as bochechas (a partir de produtos vegetais, como pétalas de rosa ou de papoulas; animais, como larva de cochonilha; ou mineral, como argilas, óxido de cobre ou ferro ocre), pós que eram misturados com óleos ou pomadas. Outros pigmentos também eram utilizados para a maquiagem: o azul do óxido de cobre, o amarelo do auripigmento, o preto do carbono, o verde da malaquita e mais numerosas nuances obtidas dos óxidos de cobre ou ferro ou seja não é só nos tempos de hoje que se faz gambiarra não pessoal, antigamente as maquiagens eram feitas de coisas naturais.

No início do século III deu início a uma grande evolução no ramo da maquiagem, a maquiagem para rosto, o famoso Kohl, foi substituído por uma maquiagem à base de açafrão, antimônio, cortiça queimada, fuligem ou cinzas; o blush corava as bochechas através de amoras esmagadas ou cinábrio, mesmo permanecendo com a utilização de produtos naturais a maquiagem ficou mais pigmentada. Muitos produtos da época eram à base de metais (chumbo, mercúrio) e eram tóxicos, estragando a aparência da pele e provocando um envelhecimento prematuro da mesma o que não era bom né. A atividade da maquiagem, que visava atender um ideal de beleza, estava sujeito a controvérsias religiosas e filosóficas da época grega.

A partir de um período a maquiagem era mais utilizada para rituais.
Desde o século XVIII, os nobres utilizavam bases faciais, pintura para cabelos e perfume. No século XVI, as mulheres utilizavam pó branco, bochechas vermelhas e nos lábios, uma mistura de corante de cochonilha. Os olhos, contrariamente ao período anterior, jamais eram maquiados, a fim de não esconder “a janela da alma”.
A partir do século XVII, a maquiagem passou a ser utilizada por todas as classes sociais. As mais abastadas utilizavam preciosidades em suas maquiagens, como pó de ouro, prata e pedras preciosas. As maquiagens à base de substâncias metálicas, para tristeza das mulheres naquela época ainda continuaram a ser muito tóxicas.

No Japão, as gueixas usavam batom feito de pétalas de açafrão esmagados para pintar as sobrancelhas e bordas dos olhos, bem como os lábios e bastões de cera bintsuke, uma versão mais suave da cera de cabelo dos lutadores de sumô foram usados por geisha como uma maquiagem base.
Depois, já na idade média os chineses inventaram o pó-de-arroz e os japoneses então tiveram a idéia de utilizá-lo para uniformizar o rosto das mulheres, pois com todas iguais evitava-se confrontos e ciúmes entre os homens.
Porém no ocidente a maquiagem era sinônimo de pecado e luxúria.
Na idade média, mulheres que pintassem o rosto eram consideradas mulheres fáceis e prostitutas, eis o machismo aí..
Então enfim no ano de 1920 a maquiagem finalmente conquistou o mundo de vez, em 1930 as então divas do cinema eram muito admiradas pelas suas maquiagem e o detalhe eram suas sobrancelhas bem finas e os olhos bem esfumados de preto.
Porém só em 1950 que a maquiagem se fixou de vez e trouxe uma maquiagem mais elaborada com cílios postiços, lábios com cores mais vivas, delineador e bastante sombra em tons pastéis.


Em 1970 as maquiagens ganharam ainda mais vida e se tornaram mais populares no mundo, até que em um determinado período houve uma divisão, algumas mulheres preferiam maquiagens mais pesadas e outras mais leves.
Então chegamos a 1990 e esse ano foi marcado pela maquiagem minimalista e foi o fim de maquiagens mais marcadas o que durou por um bom tempo.


E a maquiagem foi evoluindo.. e as mulheres também, hoje ela apresenta uma grande evolução nos seus processos químicos e em suas funcionalidades, como cobertura e pigmentação.
As mulheres estão mais ecléticas as mesmas que preferem um dia uma makeup mais leve são as que no outro adoram exagerar no reboco RS… e por aí vai as maquiagens evoluem e nós mulheres agradecemos!


Fico por aqui deixando um grande beijo e espero ver o seu comentário, fiquem com Deus e até a próxima!!

Você também vai amar

0 comentários

Obrigada por deixar seu comentário, é esse carinho que me faz continuar. Volte sempre!! Bjinhos!!!