Sociofobia - você sabe identifica-la?

Por - terça-feira, junho 07, 2016


Hoje vamos falar de um assunto importante e que também servirá para alertar algumas pessoas.
Você  é tímido demais? Não gosta de ficar no meio de muita gente? Se preocupa demais com o que vão pensar sobre você? Cuidado você pode está com Sociofobia.
Hum? Como assim? transtorno de ansiedade social, também chamado de fobia social ou a sociofobia, é um transtorno ansioso, caracterizado por manifestações de alarmetensão nervosamedo e desconforto que surgem pela exposição à avaliações sociais, que ocorre quando é preciso interagir com outras pessoas, realizar desempenhos sob observação ou participar de atividades sociais. As pessoas afetadas pela sociofobia possuem um medo excessivo e irracional e geralmente sofrem de grande ansiedade quando precisam enfrentar situações sociais que irão envolver outras pessoas em seu círculo, levando ela a até tentar adiar esta situação para não enfrenta-la.
Pessoas sociofóbicas por muitas vezes se isolam pois tem medo do que outras pessoas podem pensar ao seu respeito, se  preocupam demais com o julgamento alheio, são perfeccionistas e determinadas, costumam ter alto senso de responsabilidade, bom desempenho profissional e avidez pelos desafios da vida social. A preocupação excessiva com as situações sociais onde estará sob apreciação alheia desperta intensa ansiedade antecipatória.
A doença costuma se manifestar na infância e no início da adolescência e muitos acabam confundindo com excesso de timidez ou apenas personalidade.. uma maneira de viver. E ai que está o perigo pois muitos passam a sua vida inteira sem saber que sofrem desse transtorno, o que acaba a levando a se afastar cada vez mais das pessoas, se afasta do emprego chegando até a pedir demissão.
Alguns estudos apontam fatores sociais como causa da sociofobia, que são elas educação autoritária e super protetora e até mesmo a insegurança dos pais, porém também pode ser um fator genético. Traumas sofridos em situações sociais, como a realização mal sucedida de um trabalho também podem desencadear a sociofobia, pois isso pode trazer insegurança e o medo de não ser capaz.
Devemos ficar atentos e procurar identificar quando aquela timidez começa a passar dos limites e nos prejudicar socialmente.

Beijinhos, fiquem com Deus!!

Você também vai amar

0 comentários

Obrigada por deixar seu comentário, é esse carinho que me faz continuar. Volte sempre!! Bjinhos!!!